quinta-feira, 21 de junho de 2012

Charuto de Couve Vegano







O charuto pode ser feito com folhas de repolho, uva ou couve. Sempre opto pela de couve por ser mais prática para trabalhar e mais nutritiva. A maneira que faço essa receita é um pouco diferente da tradicional, geralmente para fazer o charuto é necessário dar uma cozida na folha para que ela fique macia e fácil  de enrolar, além disso, o arroz vai cru para cozinhar aos poucos dentro da folha. 
Costumo utilizar a folhar crua e o arroz já cozido, assim a receita não demora tanto. Espero que gostem!



Ingredientes para o charuto:


- 1 e 1/2 de arroz cozido
- 1 e 1/2 de proteína texturizada de soja hidratada
- 1 cebola grande picadinha
- 8 dentes de alho amassados
- Aproximadamente 5 folhas grande de couve
- Pimenta síria a gosto
- Hortelã a gosto
- Azeite
- Sal 
- Palitinhos de madeira

Ingredientes para o molho:

- 6 tomates italianos 
- 5 dentes de alho bem picadinhos
- Azeite
- Sal

Modo de fazer o molho:

1 - Bata no liquidificador os tomates até obter um molho homogêneo. 
2 - Em uma panela, refogue o alho no azeite até dourar, acrescente o molho. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo até apurar (aproximadamente 30 minutos), reserve.

Modo de fazer o charuto:

1 - Refogue 4 dentes de alho e toda a cebola no azeite, quando dourar acrescente a proteína texturizada de soja (sem a água). Verifique o sal e coloque a pimenta síria a gosto. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, acrescente as folhas de hortelã picadas e reserve.
2 - Misture a proteína texturizada de soja junto com o arroz em um refratário grande, verifique se é necessário acertar o sal, reserve.
3 - Lave bem as folhas de couve, tire o talinho duro do meio e corte-as de acordo com o comprimento.
4 - Pegue uma metade da folha, coloque um pouco da mistura de soja com arroz, enrole bem e fehce com o auxílio dos palitinhos, repita até acabar todo o recheio.
5 - Distribua os charutos em um refratário de vidro e cubra-os com o molho de tomate. tampe o refratário com papel alumínio e leve para cozinhar no forno em fogo médio-alto até as folhas de couve ficarem macias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário