sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Arroz Temperado





Essa receita é deliciosa e ótima para dar uma variada no cardápio e sair do tradicional arroz branco. Para fazer esse arroz temperado utilizei champignon fresco, tofu, milho fresco e cenoura. Receita vegan!


Ingredientes:

- 1 xícara de chá de arroz cru
- 2 e 1/2 xícaras de chá de tofu em cubinhos
- 2 xícaras de chá de champignon fresco em lâminas
- 2 espigas de milho (retire o milho da espiga)
- 1 cenoura grande ralada
- 9 dentes de alho
- 1 colher de café de açafrão
- 1 colher de chá de colorau
- 1 caldo de legumes
- Água
- Azeite
- Sal


Modo de fazer:

1 - Primeiramente lave o arroz e reserve. Em uma panela refogue no azeite 3 dentes de alho amassados até dourar. Acrescente o arroz, água e acerte o sal. (processo normal de fazer arroz). 
2 - Enquanto o arroz cozinha, em uma outra panela refogue novamente mais três dentes de alho amassados no azeite, quando dourar acrescente o milho fresco e o colorau, acerte o sal. Deixe cozinhar no fogo baixo até o milho ficar macio e água secar, reserve.
3 - Em uma frigideira antiaderente regue um fio de azeite, chapeie os cubinhos de tofu até dourar todos os lados, coloque um pouquinho de sal. Após chapeá-los, coloque-os em um refratário e reserve.
4 - Utilize a mesma frigideira para refogar o champignon fresco. Coloque novamente um fio de azeite e o restante do alho amassado, quando dourar acrescente o champignon, o caldo de legumes e tampe. Quando o cogumelo ficar macio, coloque a cenoura. Verifique se é necessário colocar mais sal e desligue.
5 - Em um refratário grande misture delicadamente todos os ingredientes.


Dica: Na hora de servir salpique salsinha fresca, fica delicioso!

3 comentários:

  1. O que mais gosto de comer, desde pequena é arroz! De todos os tipos eu já experimentei. E quanto mais receitas eu encontro para colorir, vitaminar, ou deixar ou natural mesmo, mais me encanta!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita, parabéns! Continue sempre publicando estas delícias!

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine, tudo bem?

    Também adoroooo arroz, bolinho, de forno, temperado, risoto, e puro mesmo! hahahahaha
    Que bom que gostou! :)

    Abraços

    ResponderExcluir